26 de abril de 2011

Planejamento da Pesquisa

Visitante deste blog enviou comentário, sem identicar-se, levantando algumas questões que não foram abordadas em nossa pesquisa. Entre outras, perguntou sobre imigrantes que teriam se estabelecido no município de Muriaé. Pediu, ainda, informações sobre os que se transferiram para o Brasil em decorrência da Primeira Guerra Mundial e sobre a divulgação de nossa pesquisa em outros meios de comunicação.
Esclarecemos que nosso trabalho teve como espaço de observação a área do município de Cataguases nas duas primeiras décadas do século XX. 

Quantos aos imigrantes, em nosso projeto de pesquisa ficou definido que seriam estudados os grupos que se estabeleceram na Colônia Agrícola Major Vieira, a maioria deles residente no Brasil desde o final do século anterior. Pelo que pudemos observar, o conflito ocorrido entre 1914 e 1918 não teria tido influência no povoamento daquele núcleo agrícola por ter gerado uma imigração posterior à época de fundação da Colônia.

Quanto à divulgação, neste primeiro momento apresentamos o conteúdo para os professores da rede municipal. Na medida em que outros grupos manifestam interesse pelo tema, estamos programando atividades destinadas aos moradores de Cataguases e de Itamarati de Minas e que serão divulgadas aqui neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, informe sua localização e seu e-mail para que possamos responder.