25 de maio de 2011

Vereadores se encantam com a história da Colônia

Ontem, Joana Capella esteve na Câmara dos Vereadores para apresentar o histórico da Colônia Agrícola Major Vieira, a convite dos vereadores Antônio Pereira e Vanderlei Teixeira Cardoso. A reunião foi realizada no plenário daquela Casa, com a presença dos vereadores, funcionários e pessoas da comunidade.

Observou-se que o assunto era desconhecido da grande maioria, despertando muito interesse. Todos os vereadores manifestaram o reconhecimento pela importância de uma pesquisa deste tipo. Um deles expressou-se de forma bem direta sobre a necessidade de se resgatar esta cultura do povo, despertando outras manifestações nas pessoas presentes que se sentiram incluídas na história apresentada.

Joana Capella destacou que o principal objetivo de sua pesquisa é justamente colaborar para que os moradores se reconheçam como participantes da trajetória da cidade, seja pelo resgate da memória de suas famílias ou trazendo para o debate alguns aspectos que foram silenciados pela história oficial.

A curiosidade de muitos dos presentes foi principalmente pela forma como a pesquisadora descobriu tantas informações. E ficaram sensibilizados quando ela destacou a urgência de preservar os acervos documentais, especialmente os públicos municipais que não se encontram sob os cuidados adequados de conservação e manutenção. Abriu-se, desta forma, uma oportunidade para os vereadores discutirem e fazerem implementar providências para o funcionamento de um Arquivo Histórico Público Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, informe sua localização e seu e-mail para que possamos responder.