Ontem, dia 11 de maio, na Rádio Comunitária Sociedade FM, de Itamarati de Minas, o radialista Eder Alves Duarte recebeu Joana Capella para falar sobre o centenário de fundação da Colônia Major Vieira que se comemora no próximo dia 1 de julho.
A conversa girou sobre cafeicultura, imigração e suas causas, sendo destacado que a chegada de imigrantes a Cataguases e Itamarati iniciou-se bem antes da criação da Colônia.
A conversa girou sobre cafeicultura, imigração e suas causas, sendo destacado que a chegada de imigrantes a Cataguases e Itamarati iniciou-se bem antes da criação da Colônia.
Foi informado, também, que a maioria dos imigrantes era italiana, havendo ainda espanhóis, portugueses e sírios. Lembrando sempre que imigrantes fixados em Itamarati se instalaram na Colônia e famílias de colonos posteriormente residiram em Itamarati.
Outro assunto abordado foram as fazendas e fazendeiros de Itamarati que contrataram imigrantes, tais como as fazendas Boa Vista dos Pires, Fundão, Fortaleza, Santa Teresa, Massarambá e Perobas. Dentre os fazendeiros, foram citados Antonio Dias Barbosa, Joaquim Gomes de Araujo Porto e Francisco Dias Barbosa.
Além de Joana Capella, Carlos Romanhol participou da entrevista. Trata-se de um membro da Comissão organizadora da comemoração do Centenário em Itamarati, que falou da programação para os festejos.
Foi brilhante a esplanação da Joana sobre o processo de imigração/colonização da Colônia Major Vieira. Dia 1º de julho estaremos divulgando o seu trabalho na Praça Astolfo Tavares, em Itamarati de Minas.
ResponderExcluirObrigada, Carlos Romanhol. É importante sabermos como o público recebe as apresentações.
ResponderExcluirNesta sexta feira, dia 27, estaremos na Rádio Brilho FM, de Cataguases, às 10 horas.