12 de maio de 2011

Rádio Itamarati entrevistou Joana Capella

Ontem, dia 11 de maio, na Rádio Comunitária Sociedade FM, de Itamarati de Minas, o radialista Eder Alves Duarte recebeu Joana Capella para falar sobre o centenário de fundação da Colônia Major Vieira que se comemora no próximo dia 1 de julho.

A conversa girou sobre cafeicultura, imigração e suas causas, sendo destacado que a chegada de imigrantes a Cataguases e Itamarati iniciou-se bem antes da criação da Colônia.

Foi informado, também, que a maioria dos imigrantes era italiana, havendo ainda espanhóis, portugueses e sírios. Lembrando sempre que imigrantes fixados em Itamarati se instalaram na Colônia e famílias de colonos posteriormente residiram em Itamarati.

Outro assunto abordado foram as fazendas e fazendeiros de Itamarati que contrataram imigrantes, tais como as fazendas Boa Vista dos Pires, Fundão, Fortaleza, Santa Teresa, Massarambá e Perobas. Dentre os fazendeiros, foram citados Antonio Dias Barbosa, Joaquim Gomes de Araujo Porto e Francisco Dias Barbosa.

Além de Joana Capella, Carlos Romanhol participou da entrevista. Trata-se de um membro da Comissão organizadora da comemoração do Centenário em Itamarati, que falou da programação para os festejos.
 

2 comentários:

  1. Foi brilhante a esplanação da Joana sobre o processo de imigração/colonização da Colônia Major Vieira. Dia 1º de julho estaremos divulgando o seu trabalho na Praça Astolfo Tavares, em Itamarati de Minas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Carlos Romanhol. É importante sabermos como o público recebe as apresentações.
    Nesta sexta feira, dia 27, estaremos na Rádio Brilho FM, de Cataguases, às 10 horas.

    ResponderExcluir

Por favor, informe sua localização e seu e-mail para que possamos responder.